Vereadores solicitam ao Poder Executivo benefícios para os servidores dos setores da Educação, Saúde e Guarda Municipal, além de ações de infraestrutura para evitar alagamentos de ruas e casas durante o período chuvoso.

por Administrador publicado 22/03/2022 15h25, última modificação 22/03/2022 15h30

O vereador Edson Albino (PP), apresentou nesta sexta-feira(22), durante a realização da Sessão Ordinária, um Requerimento solicitando ao Poder Executivo Municipal, o atendimento a solicitação da Srª Maria José, que através de um abaixo assinado com assinatura de mais de 400 pessoas solicitam providências urgente para solucionar o problema dos animais abandonados que circulam por toda esta cidade, requerendo a Construção de Um Centro de Zoonose para abrigar, alimentar e dar assistência veterinária aos referidos animais.

Durante a discussão do requerimento o Vereador Werdley Amaral (Meio Kilo- MDB), disse ser a favor do requerimento, uma vez que além de proporcionar melhores condições para estes   animais, se trata também de um problema de saúde pública. Meio Kilo elogiou a ação da Srª Maria José, porém questionou o fato do Poder Público ter que fornecer alimentação aos animais abandonados, dizendo que, deveria ser lançado uma campanha Educativa de conscientização da população para não criar animais e após o seu crescimento abandona-los, por motivos de não poder alimentá-los ou mesmo perder o encanto por esse animal, além de realizações ações de castrações para evitar a proliferação desses animais.

Após a aprovação do Requerimento por unanimidade, o Presidente Edson Albino, disse que irá encaminhar o Requerimento juntamente com o abaixo assinado para o Poder Executivo e que também se reunirá com o Prefeito para discutir de uma forma de solucionar esse problema o mais rápido possível.

Durante a facultação da palavra, o vereador Werdley (Meio Kilo- MDB), solicitou ao Puder Público Municipal medidas relacionada a limpeza dos bueiros e das bocas de lobo, para que algumas localidade desta cidade não venham a alagar e inundar ruas e residências durante a esta estação de chuvas.

Sobre esse mesmo assunto a Vereadora Tia Vera(MDB), relatou que algumas residências, inclusive a sua, foram invadidas pela agua da chuva caída no dia de ontem, devido o entupimento de uma boca de lobo, problema esse, que foi sanado por servidores da Prefeitura. Alertou ainda para que o Poder Público deste Município tomasse as providências em relação ao desentupimento e desobstrução das galerias para evitar transtorno a população em todas as localidades desta cidade, durante a chegada do período chuvoso..

A vereadora Gersileide da Silva(Republicanos), através da sua fala cobrou ao Gestor Municipal o pagamento do aumento dos profissionais efetivos da educação, o qual o mesmo teria prometido no início de janeiro, que daria um aumento de 12%, através de um envio de um Projeto de Lei que enviaria para esta Casa Legislativa, para pagar a partir deste mês de março. Segundo a vereadora até este momento esse Projeto não chegou a este Parlamento, questionando também o índice de 12%, uma vez que o governo federal teria anunciado um índice de até 33,24%, enfatizando que a classe da educação municipal está há 6 anos com os seus salários defasados.

O vereador Edson Albino (Irmão Edson), se pronunciou em relação ao aumento dos referidos profissionais da educação, dizendo que solicitará ao prefeito municipal que este aumento seja estendido a todos os demais servidores da pasta como coordenadores, diretores e demais servidores de apoio.

Outro assunto comentado pelo vereador Irmão Edson, foi em relação ao auxílio financeiro da Lei Federal nº 15.350 de 05 de Outubro de 2016, a qual trata de uma remuneração junto aos de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias.

Segundo o vereador, os recursos desse auxílio é enviado todos os anos pelo governo federal ao município, o qual faz o repasse para os servidores pertencentes ao quadro dos agentes Comunitário de Endemias. Disse ainda, que irá sugerir ao Gestor Municipal o pagamento justo para aqueles que desempenham essa importante função, que promova uma melhoria na estrutura física de trabalho e adquira equipamentos de proteção (EPIS).

Irmão Edson também se pronunciou, solicitando o aumento dos médicos, enfermeiros e servidores efetivos deste município, pois os referidos salários estão defasados há muitos anos, necessitando com urgência de serem corrigidos.

Finalizou recomendando ao Diretor da Guarda Municipal, que ao contratar uma pessoa para desempenhar as funções de Guarda Municipal, fosse proporcionado ao mesmo cursos de qualificação, com o objetivo de capacitar para que esta pessoa possa desenvolver suas funções, dentro dos padrões exigidos e oferecer a população uma melhor prestação de seus serviços. Enfatizou ainda, que a Guarda Municipal, deve realizar periodicamente cursos de capacitação e qualificação com todos os seus componentes com o objetivo de proporcionar aos mesmos uma melhor prestação de serviços junto a população..