Secretaria Municipal da Mulher, Idoso e Juventude apresenta relatório de ações e Atividades realizadas e palestra sobre Violência Doméstica contra a Mulher na Câmara Municipal.

por Administrador publicado 17/05/2022 15h04, última modificação 17/05/2022 15h04
Atendendo a uma solicitação realizada através de um requerimento apresentado pela vereadora Maria Veronica “Tia Vera” (MDB), a Mesa Diretora deste Poder Legislativo, convidou a representante da pasta da Secretaria Municipal da Mulher, Idoso e Juventude para a realização de uma explanação das atividades e ações desenvolvidas pela pasta neste município.
Atendendo à solicitação, compareceu a este Plenário nesta terça-feira (17), a Sub Secretária Municipal da Mulher, Idoso e Juventude, Jader Soares juntamente com a Presidente da Comissão “Mulher Segura” a Tenente Coronel Camila Paiva da Secretaria Estadual de Segurança, as quais apresentaram as ações desenvolvidas pelas pastas no Estado de Alagoas e também no município de Santa Luzia do Norte.
O evento teve o início com uma explanação das ações a nível estadual realizada pela representante da Comissão “Mulher Segura “Tenente Coronel Camila Paiva, a qual fez um balanço das atividades realizadas nos últimos dois anos pela secretaria estadual, em relação as medidas cabíveis relacionadas a violência doméstica, mostrando números, dados e índices e quais as medidas para minimizar e conter a violência e o Feminicídio praticado contra as mulheres no Estado de Alagoas.
Após o termino de sua explanação, a palestrante foi indagada pelos parlamentares respondendo e explicando suas indagações.
Finalizando, agradeceu e informou que os membros que compõem a Comissão Mulher Segura, sempre estará à disposição dos Poderes constituídos para colaborar com o enfrentamento do abuso e da violência doméstica sofrida pelas mulheres.
Após a sua explanação, quem usou a tribuna para apresentar as suas explicações e falar sobre as atividades e ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Mulher, Idoso e Juventude foi a Sub Secretária Jade Soares, que responde atualmente pela referida pasta.
Durante sua explanação, a Sub Secretária explanou sobre a competência da Secretaria, dos órgãos públicos e jurídicos, os quais estão envolvidos diretamente com as atividades e ações desenvolvida pela pasta, citando entre eles, as Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde, Secretaria Estadual de Segurança Pública, Conselho Tutelar, Guarda Municipal, CRAS, Policia Militar. Policia Civil e Promotoria de Justiça.
Segundo a sub secretária Jade Soares, esses órgãos formam uma rede de enfrentamento a violência doméstica neste município e desempenha um papel primordial voltado para o combate a violência doméstica contra a mulheres, Idosos e da Juventude garantindo seus direitos, através de providencias cabíveis, medidas protetivas e acolhimento. Informou ainda, que eventos, palestras e ações educativas sempre são desenvolvidas com o intuito de informar, prevenir e interagir, objetivando a prevenção e o combate à violência ao público assistido pela Secretaria.
Após sua explanação, Jade Soares, respondeu e explicou algumas indagações realizadas pelos vereadores e finalizou sua palestra agradecendo e solicitando aos parlamentares deste Poder Legislativo o engajamento nesta luta, a qual segundo a mesma, é de responsabilidade de toda a sociedade, principalmente dos poderes constituídos.