Câmara discuti problemas de abandono de animais neste município.

por Administrador publicado 15/03/2022 16h44, última modificação 15/03/2022 16h44

A Câmara Municipal realizou nesta terça-feira(15), uma discussão junto a um grupo de pessoas protetores de animais abandonado, os quais vivem perambulando principalmente pelas ruas desta cidade.

Essa discussão se deu pelo motivo da Professora Maria José, ter enviado um requerimento a este Poder Legislativo solicitando um espaço na Tribuna Livre para realizar uma explanação sobre o assunto, sendo prontamente atendida na sua solicitação pela Mesa diretora desta Casa.

Maria José, compareceu a esta casa Legislativas acompanhadas de alguns membros do referido grupo, onde foi lhe facultada a palavra, onde na oportunidade fez um relato da atual situação de abandono de animais que acontece nesta cidade.

Relatou também que existe um grande número de animais abandonado pelos donos, os quais se juntam com os que vivem soltos, causando desta forma um caso de saúde pública municipal.

Cobrou do Poder Executivo Municipal, medidas urgentes em relação ao caso, relatando ainda, que já buscou por várias vezes o apoio do Poder Executivo, porém não conseguiu ser atendida pelo gestor e nem pela sua equipe. Afirmou ser é uma responsabilidade do Poder Público, uma vez que se trata de animais e também de saúde pública, devido a uma proliferação e disseminação de doenças e que há muito tempo vem disponibilizando seu tempo e recursos para abrigar, alimentar e tratar de alguns animais junto com um grupo de voluntários que ajudam nesta causa.

Falou que pelo motivo de não ser atendida pelo Governo Municipal, estava recorrendo a este parlamento, para sensibilizar a todos os parlamentares para se engajarem na luta intervindo junto ao Gestor Municipal a Construção de Centro de Zoonose, onde pudesse haver o acolhimento, alimentação, clinica veterinário e banco de adoção para esses animais.

Quem também compareceu a esta Casa Legislativa foi a Equipe da Vigilância Sanitária, a qual foi convidada pelo Presidente da Mesa diretora, vereador Irmão Edson, para que se pronunciasse sobre o assunto em pauta.

A Coordenadora do Órgão, a veterinária Gilda Marcolino não só pronunciou sobre o caso, como fez uma explanação completa referente as competências das ações desenvolvidas pela Vigilância Sanitária Municipal.

Sobre o caso dos animais informou que a única competência relativo a cães e gatos são as campanhas e execução da vacinação antirrábica efetuadas anualmente, porém reconhece que as mesmas não atingem aos animais que vivem soltos nas ruas devido a impossibilidade de apreensão dos mesmo para a vacinação.

Após a sua fala, o Vereador Laudemir Balbino(PP), se pronunciou e disse que este Poder Legislativo sempre esteve ao lado do Povo e trabalhando em prol não só do desenvolvimento do município, mas também com o objetivo de melhorias em todos os setores para a sua população. Enfatizou o apoio da Casa nesta luta e sugeriu ao Presidente irmão Edson(PP), que formasse uma Comissão para iniciar essa discussão e buscar junto ao do Poder Executivo soluções para este problema, o qual considerou de cunho social e de saúde pública.

O vereador Irmão Edson ao se pronunciar, agradeceu a explanação da Coordenadora Gilda Marcolino, ressaltando a importância da população conhecer as ações de competência e desenvolvidas por esse órgão fiscalizador que tanto benefício traz a população através das orientações e fiscalizações relacionados a prestação de serviços tanto dos órgãos públicos, como empresas privadas, através de suas fiscalizações e orientações.

Disse também está de acordo com as solicitações da Professora Maria José, juntamente com o grupo de voluntários que desenvolve esses serviços de acolhimento, alimentação e tratos fitossanitários nos animais abandonados desta cidade, afirmando que juntamente com todos os Parlamentares irá iniciar contatos com o Poder Executivo Municipal, com o objetivo de viabilizar soluções para caso, uma vez que se trata de uma causa que beneficiará diretamente e indiretamente a toda a população santa-luziense.

Reafirmou o compromisso deste Parlamento em lutar por causas que sejam de interesse para a população, enaltecendo a união de todos os vereadores, os quais unidos trabalham em prol do desenvolvimento e crescimento deste município, assim como para uma melhor qualidade de vida de sua população, não medindo esforços em prol de uma causa como esta, a qual beneficiará tantos os animais vítimas de abandono, como a população por se tratar também de saúde pública.