Pedido de vista de Projeto de Lei, provoca adiamento da votação da LDO exercício 2023.

por Administrador publicado 07/06/2022 15h30, última modificação 07/06/2022 15h36

A Mesa Diretora deste Poder Legislativo, através do seu Presidente Vereador Edson Cicero (PP),Irmão Edson, atendeu ao pedido de vista do Vereador Werdley Amaral(MDB), referente ao Projeto de Lei que dispões sobre a Lei de Diretrizes Orçamentária(LDO), exercício 2023, deixando desta forma de colocara em sua 1º votação, a qual deverá ocorrer na próxima Sessão Ordinária a ser realizada no próximo dia 14.

O pedido de vista foi solicitado pelo vereador Werdley Amaral – meio kilo - (MDB), com a alegação da existência de dúvidas sobre alguns conteúdos existentes no referido Projeto, os quais segundo afirmação do Vereador, o mesmo gostaria de uma explicação por parte de representantes do Poder Executivo Municipal acerca destas referidas dúvidas.

Ainda nesta sessão durante a facultação da palavra, a vereadora Maria Veronica (MDB), – Tia Vera, usou a mesma para alertar a população sobre a incidência da Dengue, solicitando que cada morador se conscientizasse quanto a sua prevenção na sua moradia, pois o surto está aumentando e até mortes em consequências a essa dengue já tem acontecido em alguns lugares.

Já a vereadora Gersileide Moreira, iniciou suas palavras contestando a publicação de um Decreto publicado pelo Gestor Municipal, onde o mesmo, proíbe o uso do espaço público para realização dos festejos juninos. Segundo a vereadora, a justificativa para proibição dos festejos juninos contida no referido Decreto, não condiz com o que está publicado, uma vez que não houve nenhum desabamento de casas, deslizamentos ou mesmos inundações, como cita o Decreto e afirma ser muito estranho a publicação deste decreto, após a mesma anunciar que iria realizar os festejos juninos na praça de eventos, uma vez que a Prefeitura não iria mais realizar os referidos festejos.

Gersileide também afirmou que já tomou as devidas providencias junto ao Ministério Público quanto a realização destes festejos a qual deseja realizar e está aguardando uma resposta. Alegou ainda que toda a população, principalmente os ambulantes estão ansiosos e querendo a realização dos festejos para que possam venderem suas mercadorias, uma vez que alguns já tinham até realizados alguns investimentos voltados para as vendas do período junino.

Outro assunto abordado pela vereadora foram as contratações de empresas para prestação de serviços e realizações de algumas atividades, as quais segundo ela, se apresentam com superfaturamento de gastos realizados pela municipalidade em diversos setores, afirmando que basta verificar no Portal de Transparência para se ter uma ideia desses gastos, os quais considera os mesmos acima da média de preços praticados na região.

Ao usar a palavra, o vereador Werdley Amaral também contestou o referido Decreto, afirmando que recebeu a notícia do Prefeito do município afirmando que iria publicar o Decreto impedindo a realização de eventos. Werdley criticou a atitude do Gestou afirmando que além de ser interrompido eventos tão esperado pela população, principalmente aos ambulantes, esta cidade não está em situação de calamidade pública ou mesmo sofrendo como outras cidades metropolitanas, as quais dispõe de muitos desabrigados, propondo desta forma, que a colega parlamentar Gersileide Moreira, buscasse as providencias para realização dos festejos a ser realizados por ela e demostrou mais uma vez a sua descontentação com a publicação do referido decreto, conclamando aos demais colegas parlamentares que se manifestassem em relação a realização dos festejos juninos nesta cidade.

Werley também comentou sobre a forma do pagamento do auxílio pago aos pescadores e marisqueiras, uma vez que foi aprovado por este parlamento em Sessão Extraordinária um Projeto de Lei do Executivo Municipal para este fim, porém gostaria que os Projetos enviados para este parlamento fossem compartilhado e debatidos por todos os vereadores, alegando que o Projeto de Lei acima citado, não obteve este procedimento, e tem recebido muitas reclamações pelas pessoas necessitadas pela maneira que está sendo conduzido a distribuição deste auxílio financeiro junto aos pescadores e marisqueiras.

vejam o vídeo da Sessão na integra acessando nossas redes sociais Youtube, facebook e em nosso Site Intitucional (www.santaluziadonorte.al.leg.br)